Programa estimula o empreendedorismo universitário e conta com espaço Coworking para empresas e profissionais
A Universidade Regional de Blumenau (FURB) lançou em outubro p programa Estação Business, um espaço no formato de Coworking, com sala de reuniões e equipamentos multimídia, onde empresários e profissionais podem apresentar suas necessidades para que acadêmicos e egressos da Furb possam propor soluções.
No último dia 08 de novembro, quarta-feira, o engenheiro eletricista Ewerson Lombardi, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Médio Vale do Itajaí (AEAMVI), conheceu o programa in loco, instalado no Campo II da Furb. O novo serviço contou com recursos oriundos do edital de lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
O professor Fábio Luis Perez, diretor do Centro de Ciências Tecnológicas da Furb, explicou que o programa Estação Business estimula a prática do empreendedorismo inovador dos alunos e egressos. Por meio dele, são oferecidos serviços reais à comunidade externa, treinamento, além de apoio para a execução de protótipos.
Apoio com infraestrutura
Em parceria com o LFD – FabLab, o programa Estação Business também oportuniza aos acadêmicos e egressos da FURB, o uso de sua infraestrutura, como maquinários, impressoras, plotters, scanner 3D, dentre outros, permitindo a prototipagem de seus projetos.
Conexão com a comunidade externa
A comunidade externa, pessoas físicas ou jurídicas, interessada em realizar algum trabalho ou projeto com os acadêmicos, empresas juniores ou egressos, podem apresentar suas demandas ao programa. O cadastro das necessidades, oferta de serviços e reserva das salas, é feito pelo site: furb.br/estacaobusiness, na aba contato.
O programa não limita seu atendimento aos casos ligados a engenharia. Ele contempla todas as áreas de conhecimento dos cursos oferecidos pela universidade: marketing, propaganda e publicidade, design, arquitetura, áreas da saúde, entre outros. “O acadêmico tem a possibilidade praticar que tudo que conhece na teoria, além de ser uma oportunidade para gerar negócios”, finalizou o coordenador.