Na Carta da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia deste ano, o Colégio de Entidades Nacionais (Cden) firmou seu compromisso em aprovar um novo regimento para o colegiado e em revisar o Código de Ética Profissional. Todos os anos, durante a passagem da bandeira da Soea para o próximo Crea que vai receber a Semana, o coordenador do Cden faz a leitura da Carta Declaratória da Soea, que sintetiza as discussões realizadas no evento.

Outros compromissos reafirmados pelos signatários da Carta, os participantes da 80ª Soea, são:

– A valorização dos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências;

– O fortalecimento das instituições do Sistema Confea/Crea e Mútua como agentes de transformação social;

– A defesa da ética e da responsabilidade profissional em todas as áreas de atuação;

– O incentivo à inovação tecnológica, à transformação digital e ao desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras;

– A integração entre governo, setor produtivo, universidades e sociedade civil para o avanço científico e tecnológico.

Presença destacada da Aeamvi

O presidente da AEAMVI, Ewerson Lombadi (Engenheiro eletricista) e também coordenador do Colégio de Entidades Regionais (CDER) para Macrorregião do Vale do Itajaí; o vice-presidente e inspetor regional do CREA-SC Jonas Oehlemann (engenheiro civil) e Victor Farias Andreazza (engenheiro civil) diretor de comunicação e marketing e coordenador adjunto do CREA-Jr Brasil, representaram a AEAMVI no evento. Ainda presente, o diretor técnico João Felipe Mariano Woelfer Olczyk, suplente da Câmara Especializada de Engenharia Civil do CREA-SC.

Ewerson também foi um dos delegados de Santa Catarina no CNP, representando as entidades precursoras. A AEAMVI também esteve presente no Congresso com o engenheiro Edson Marcio Strithorst um dos delegados eleitos no CEP para representar Santa Catarina.

Encerramento do Soea

Com o tema “Projetando Caminhos para o Futuro do Brasil”, a 80ª Soea, diz a Carta, “destacou o papel estratégico dos profissionais na construção de um Brasil mais justo, inclusivo e preparado para enfrentar ameaças externas e internas, mantendo sua soberania”. Os principais assuntos abordados em 2025 foram acessibilidade e mobilidade urbana; saneamento básico; engenharia pública; qualidade ambiental; desenvolvimento sustentável energético.

“A sociedade brasileira demanda soluções concretas para questões urbanas, ambientais e energéticas, e o Sistema Confea/Crea e Mútua mostrou-se mais uma vez protagonista nesse processo, ao reunir especialistas, estudantes, professores e lideranças em torno de práticas inovadoras e sustentáveis”, segue o texto.

Clique aqui para ler o documento na íntegra.

https://aeamvi.com.br/wp-content/uploads/2025/10/cartadevitoria_80soea.pdf

Divulgação: Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Sto Rei e Impacto/Confea