Empresa de Navegantes foi uma das atrações da Fenahabit 2025
Clique aqui para assistir a entrevista com Francieli Peters Spiess, CEO da XP Containers.
Dentre as inúmeras novidades apresentadas na 19ª Fenahabit (Feira Nacional das Tecnologias da Habitação e Imobiliário), destaque para o projeto da empresa XP CONTAINERS. Ao longo dos quatro dias de feira, os visitantes puderam conhecer um container de oito metros quadrados transformado num loftt (quitinete) de 20 metros quadrados de área interna, com sala, quarto, cozinha, banheiro, mobiliado e pronto para morar. O projeto ainda contemplava um deck coberto e um terraço no topo do equipamento, agregando mais 40 metros quadrados.
Além de expor o produto, a empresa ministrou a palestra “Competitividade na Construção – A Implantação Estratégica dos containers na construção modular”, ministrada pela empresária Francieli Peters Spiess, CEO da XP Containers. O evento ocorreu na tarde de sexta-feira, dia 23, segundo dia de Fenahabit, como parte da programação do Congresso Técnico da Engenharia, organizado pela AEAMVI, Confea, CREA-SC, CredCrea e Mútua-SC.
A XP Containers
Há cinco anos no mercado, XP Containers nasceu do desejo de seus diretores em estar sempre conectados a questões de meio ambiente e sustentabilidade. Uma necessidade cada vez mais crescente em cuidarmos do nosso planeta. A empresa passou a trabalhar com um material que pudesse ser reutilizado na natureza, ressignificando containers marítimos descartados.
Projeção de crescimento
O mercado ainda está conhecendo essa nova tendência. A executiva Franciele Spiess assinalou que é um processo de construção, pois ainda não são todos os profissionais de engenharia e arquitetura que trabalham com containers. A formação profissional nas universidades também não compartilha conhecimentos suficientes para desenvolvimento de projetos. Mas o cenário deve mudar a médio prazo, acredita.
Aplicações infinitas
A transformação de containers em moradias ou para uso comercial e industrial não é algo novo no mercado, mas vem ganhado espaço no cenário nacional. É uma alternativa prática, econômica e sustentável às formas tradicionais de construção. Inicialmente projetados para transporte de cargas, são reutilizados e transformados em residências, escritórios, lojas, refeitórios, ambulatórios médicos, sedes administrativas, eletrocentros entre outros, oferecendo diversas vantagens.
O equipamento tem infinitas aplicações. Franciele lembrou o Estádio 974, anteriormente conhecido como Estádio Ras Abu Aboud, apresentado na Copa do Mundo do Catar. Foi o primeiro estádio desmontável da Copa do Mundo FIFA na história, com capacidade para 44 089 espectadores.
O 1974 foi construído com um design modular, usando contêineres de transporte reciclados. Após a última sediar o último jogo da Copa, foi desmontado e suas peças foram utilizadas na construção de arenas menores e similares.
Sustentabilidade
Atualmente, 5 milhões de containers são descartados anualmente em todo planeta. Todos em condições de reutilização e transformação. “Esse volume descartado na natureza acaba criando graves problemas ambientais, pois não existe uma indústria que os desmonte e faça outra coisa. Apenas construtoras como a XP”, destacou a empresária.
A participação da XP Containers na Fenahabit 2025 foi definida como “fantástica” pela empresária, com muitas visitas e pessoas saindo impressionadas com a qualidade do projeto concebido para feira. “Ainda existe preconceitos, achando que é apertando, quente. É uma construção sustentável, com baixos níveis de poluição e um custo muito atrativo”, explicou.
Outra vantagem é sua mobilidade. Ele pode ser transportado, por exemplo, para um terreno na praia durante o verão e para serra no inverno.

